terça-feira, 26 de maio de 2009

Educação = Técnica + Criatividade.


Depois de assistir ao filme Homem de Ferro, eu falei pro meu irmão: "bah, imagina o monte de gurizada que vai querer fazer engenharia mecatrônica agora". E ele: "sóóóó...". Sério, é muito legal ver o Tony Stark criando aquela armadura. É quase como pensar: "eu posso criar o Superman com as minhas mãos".



Onde estão os estudantes de robótica? Onde estão os carpinteiros? E os eletricistas?


O domínio de uma técnica é tão difícil de ser encontrado nos estudantes de hoje em dia, que eu me pergunto: quem está cuidando da luz do Farol de Cidreira?

Besteiras à parte, ou melhor, falando sério, hoje em dia todo mundo faz faculdade de Direito, Administração ou Publicidade. O primeiro, fala bonito, o segundo normalmente não vira empreendedor, e o terceiro, fala ainda mais bonito que o primeiro.

Mas e a montagem de aparelhos eletrônicos? E os móveis sob medida?

Na resposta a essas perguntas, a maioria pensa: "ah, sempre vai ter OUTRO pra fazer esse trabalho braçal". E assim caminhamos para a obesidade, quer dizer, para a obviedade e estagnação.

Assistam este vídeo, de uma palestra para o TED, do Ken Robinson. Ele fala como as escolas matam a criatividade.
O vídeo tem mais ou menos 10 minutos. Mas devo ressaltar: é daqueles que fazem você ganhar o dia. Esta é só a primeira a parte, se puder, assista a segunda também, pois há um momento muito emocionante sobre uma coreógrafa.



A principal mensagem desta plestra é: a educação de hoje em dia, é feita pra transformar o ser humano em um professor universitário. O que não é nada mal, mas infelizmente, precisamos das outras peças para que o mundo funcione.

Enqunto escrevo este post, está passando um episódio do Aprendiz - Universitário. É notável como as provas pedem que os candidatos tenham domínio de técnicas. Mas claro, no final, parece que mesmo você fazendo uma bosta de tarefa, você pode se safar da demissão se falar bonito.

O vídeo de Ken Robinson, ressalta também a importância da criatividade no ser humano. Com o domínio da técnica, a teoria é fácil de ser entendida. E quando sabemos o que estamos fazendo exatamente, é fácil criar algo. Pois quando já sabemos o caminho, é só mudar a rota pra vermos algo diferente. Algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário