domingo, 22 de agosto de 2010

À procura de boas canções.




Ou A importância do Autor.

Sempre que ouço uma música que me chama atenção, eu procuro saber quem a compôs. Às vezes, é o próprio artista quem a escreveu. Na maioria das vezes não é. Principalmente no mundo atual da industrialização de artistas.
Lembrando, eu não possuo preconceitos musicais de gêneros e estilos. Se a música é boa, vai soar legal tanto em forró quanto em um heavy metal (vide a canção Umbrella e as músicas sertanejas da banda Hardneja).
Existem músicas pop que me cativam e acabo descobrindo seus autores. Exemplos: The Climb, Breakway e When I look at You. Para minha surpresa, é quase sempre o mesmo time de compositores: Matthew Gerrard, Bridget Benenate, Jessi Alexander e Jon Mabe. Sim, são músicas de guriazinha, pop comercial. Mas para bom entendedor de música, ou pelo menos de composição, meia melodia bem feita basta, para essas canções se sobressaírem das outras que tocam no rádio. Principalmente os plágios da família Restart. Fico fascinada com esses compositores estrangeiros, que conseguem produzir canções tão significativas e, por que não, bonitas, em um curto espaço de tempo. Enquanto isso, aqui no Brasil, Fresno e afins, passam um álbum inteiro com canções arrastadas com letras escritas no guardanapo de bar pra aliviar a consciência do seu autor, em forma de terapia. E que muitas vezes, não dizem nada de significante. Quer falar de coração partido? Fala. Quer fazer uma música dor de cotovelo/corno? Faz. Mas pelo menos bota uma melodia legal em cima. Por isso não fico admirada quando a maioria das pessoas recorre aos sons de outros países. Eles estão mais avançados nessas técnicas de composição. Muita vezes, pra mostrar que sabem tocar instrumentos, a gurizada de bandas compõem suas próprias músicas, mas isso não quer dizer que sejam compositores. E por isso muitas músicas são fracas. É preciso bons compositores para termos boas músicas. Claro que, não concordo com essa produção em massa dos EUA. Eles tem profissionais do ramo, ao dispor pra colocar qualquer artista novo no mercado, com músicas inéditas. Mas devemos concordar que eles estão mais preparados pra isso do que os nossos nacionais.

Acredito que uma das razões das melodias brasileiras serem tão pobres hoje em dia é a necessidade de dizer algo com palavras. É a síndrome do samba enredo: falar do maior número de coisas que entrem no enredo do ano. E a melodia? “A gente pensa nisso depois.” “Ah, a melodia é a mesma de sempre né?” Só muda a letra. Claro que existem exceções de samba enredo, como “É hoje o dia de alegria”. Boas composições iniciam com a melodia. Se a letra vai encaixar é problema seu, te puxa na métrica ou então faz da instrumentalização ou vocalização um diferencial, pois vai ser a melodia que vai dizer a que sua música veio.




E pra não dizer que eu só admiro as músicas comerciais, recentemente conheci um bom exemplo de talento e originalidade em uma banda. Glasvegas é da Escócia e o vocalista preserva seu sotaque nas letras das canções. Podemos dizer que é um estilo emo misturado com rockinhos dos anos 50. Mas ouvindo, você sente que é tem algo a mais. Eu imagino que quando alguma banda brasileira dessa safra emo, quer escrever uma canção com final épico ela gostaria de escrever uma canção como Flowers and Footballs Tops. Mas não consegue. Nas letras, os brasileiros sempre são os traídos. No caso de It’s my Own Cheating Heart that Makes me Cry, é o próprio cantor de Glasgow admitindo que ele é um mentiroso que trai a namorada, mas de um modo tocante. Vocês acham que o Fiuk teria essa coragem? A música pra colocar a moral da outra pessoa pra cima do Glasvegas é Geraldine e para deixar bem claro, ela diz que será sua assistente social. Que banda brasileira teria essa idéia? Digam-me! Não sou contra a música nacional, mas ultimamente tem sido difícil se encantar com algo daqui.

Talvez, ao invés de investirem milhões em programas de TV a procura do novo “Ídolo” brasileiro, os empresários do ramo, deveriam criar um reality show em busca de novos talentos na composição musical.

E pra fechar, eu gostaria que os artistas brasileiros fizessem músicas assim:



Um comentário:

  1. Ai Letiiiiii, nem me fala! Tu acredita que teve show do Eels aqui era só 40 dolares o ingresso e eu perdi!??! Descobri 2 dias depois! =( #EPICFAIL

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