terça-feira, 28 de abril de 2009

Vamos mostrar pra essa cidade, como se beija essas estrelas.



Sabe quando você tem uma dúvida e fala: “preciso procurar isso no Google”, mas no fim, sempre se esquece? Pois é, isso acontece direto comigo. E uma dessas curiosidades que eu sempre quis saciar, era o significado da palavra Manhattan, e por que colocaram esse nome no famoso bairro de Nova York.



Baixando músicas do último álbum do Kings of Leon, me deparei com uma versão ao vivo, no Festival Glastonbury, de uma música deles chamada “Manhattan”. Como não era a versão do álbum, eu sempre pulava essa no Ipod. Mas depois de viciar em “Use somebody” e “Sex on Fire”, resolvi abrir mais o leque e ouvir a tal versão ao vivo. Resultado: talvez seja a melhor música que eles já fizeram.



Pela sua melodia cativante, pela guitarra base, pela guitarra solo, pelos vocais de Caleb Followill... enfim, por toda ela. E o que chama atenção também, é sua letra:

"Eu gosto de dançar a noite toda, isso chama o dia
Não importa quem você é,
Então nós dançamos a noite toda e dançamos o dia todo
vamos bebericar esse vinho e passar o copo,
quem precisa de avenidas, quem precisa de reservas
vamos mostrar a essa cidade como se beija estas estrelas,
Eu digo"


Numa primeira impressão, você pensa: “ah, essa música é sobre como aproveitar a noite em Manhattan”. Ainda mais pela fama de conquistadores, de jovens socialites e modelos esquálidas, que os irmão Followill tem. Mas então, procurando pela letra no Google, me deparei com um site que comenta sobre o significado da canção:

Manhattan, que é parcialmente sobre dançar e aproveitar a vida, também é sobre a luta dos Americanos Nativos (índios). “´Manhattan’ é na verdade uma palavra Americana Nativa que significa ‘ilha de muitas colinas,’” diz Caleb, que acrescenta ainda que sua família tem sangue Americano Nativo.

Vocês não imaginam como fiquei surpresa. Além de saciar uma dúvida antiga, descobri que uma música que eu adoro, tem um significado muito maior. Ainda assim, fiquei meio ressabiada, pois, vai acreditar em tudo que se lê nesses sites, né?

Então, procurando no youtube, por vídeos dessa música, me deparei com este vídeo, que talvez seja o oficial. Mostrando a banda, ainda criança, em vídeos caseiros de família.

Assim, as partes da canção, que dizem:

"Vamos abastecer a fogueira, vamos atiçá-la
quem precisa de avenidas, quem precisa de reservas"


Ganham um outro significado.
Lindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário